topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Religiosos » Portugueses de Brampton manifestam
a sua Fé no Senhor Santo Cristo dos Milagres

 

Portugueses de Brampton manifestam
a sua Fé no Senhor Santo Cristo dos Milagres

Texto e Fotos de: João G. Silva
Adiaspora.com
Outubro 2010

 

Os portugueses de Brampton prestaram a sua homenagem ao ''Ecce Homo'', em mais uma festa dedicada ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Agora na sua quarta edição, esta tem vindo a crescer com grande intensidade e a mobilizar a participação da Comunidade Portuguesa, graças ao trabalho da sua Comissão Organizadora e a fé do povo português. A igreja portuguesa de Brampton encheu-se de fiéis, os quais transportaram esta grande manifestação religiosa da Ilha de São Miguel - Açores para terras canadianas. 

A paróquia portuguesa de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Brampton, esteve em festa de 10 a 13 de setembro, para celebrar a grandiosa Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Esta homenagem ao ''ECCE HOMO'', oriunda da cidade das flores, teve inicio, em 2007, por iniciativa da Comissão Organizadora liderada por Guido Pacheco. Nestes últimos quatro anos, a comparência e participação de grande número de portugueses radicados no sul do Ontário, têm vindo a resultar num grande evento capaz de arrastar milhares de devotos do Senhor Santo Cristo, os quais afluem anualmente àquela paróquia para prestarem o seu tributo e pagarem as suas promessas. O número de fiéis é tão avultado que a igreja já se tornou pequena demais para os comportar.

A Festa do Senhor Santo Cristo foi trazida pelo povo micaelense para terras do Canadá. Hoje, já é realizada em várias cidades onde existem comunidades açorianas, nomeadamente em Toronto, Montreal, Kingston, Cambridge, London e, há quatro anos desta parte, em Brampton.

Foi há mais de quatrocentos anos que a saudosa Madre Teresa da Anunciada trouxe o registo do ''Ecce Homo'' da Caloura para o convento da Esperança, em Ponta Delgada, cidade onde todos os anos se realizam as grandiosas festas em honra do Senhor Santo Cristo, no qual o povo micaelense deposita muita fé. Há memória de grandes milagres e graças recebidas por aqueles que acreditam na sua misericórdia e que dão o seu testemunho.

O programa deste ano começou, na sexta-feira, dia 10, pelas 18h00, com a Missa de Cura e Benção especial para os doentes, celebrada pelo Pe. Norberto Brum. Seguiram-se a abertura dos festejos e o arraial, com bar, petiscos e música para dançar, proporcionada pelo DJ ''Electrosound''.

No sábado, dia 11, pelas 17h00, realizou-se a procissão da mudança da imagem em redor da igreja, acompanhada pelas Bandas Filarmónicas do Senhor Santo Cristo e Lira Portuguesa de Brampton, as quais entoaram o Hino do Senhor Santo Cristo ao longo de todo o percurso. Em seguida, foi celebrada uma Missa Solene, com a homília a ser proferida pelo sacerdote convidado, Pe. Norberto Brum, vindo de S. Miguel – Açores para presidir a estas cerimónias religiosas pelo segundo ano consecutivo.

No que se refere à parte profana destas celebrações, houve arraial pela noite dentro, com um concerto pela Banda do Senhor Santo Cristo de Toronto e as actuações dos artistas comunitários, Lucy e Bela e Tony Câmara a abrilhantarem o serão. O conjunto Mexe-Mexe não chegou a actuar devido à chuva, a qual apareceu repentinamente e em abundância, dispersando a multidão que então ocupava o parque de divertimentos. Muitos recolheram-se às suas casas, enquanto outros se refugiaram no salão da igreja, onde actuou o Rancho Folclórico do Clube Português de Mississauga. Não faltou bazar, bar e petiscos, entre os quais maçarocas de milho cozidas e as famosas malassadas, assim como barracas com artigos desportivos e religiosos à venda.

No domingo, dia 12, pelas 13h00, houve Missa Solene, com sermão do Pe. Norberto Brum, na presença do Bispo John Boissonneau e de muitos membros do clero vindos de outras paróquias, assim como de grande número de fiéis, que encheram por completo aquela igreja. Às 15h00, numa esplendorosa tarde de sol e céu azul, a majestosa procissão do Senhor Santo Cristo saiu da igreja para percorrer algumas artérias da cidade. No cortejo, seguiam o guião, irmãos de opas encarnadas, anjos, diversos grupos de oração daquela paróquia e romeiros, Irmandades do Divino Espírito Santo, Cavaleiros de Colombo, estudantes universitários, membros do clero provenientes de várias paróquias do sul do Ontário e ainda quatro bandas filarmónicas: as Bandas do Senhor Santo Cristo e de Nossa Senhora de Fátima, de Toronto, a Banda Lira Bom Jesus Milagroso, de Oakville, e a Banda Lira Portuguesa de Brampton. Uma imensidão de promessas acompanhou o andor do Senhor Santo Cristo ao longo de todo o percurso. O Bispo John Boissonneau participou na procissão, com a Presidente da Câmara Municipal de Brampton, Susan Fennell, a marcar presença somente na parte final, no palanquim das filarmônicas, onde foi proferido um breve sermão, assim como as habituais saudações e palavras de agradecimento pelos responsáveis e líderes governamentais e religiosos. No final da cerimónia, o Presidente da Irmandade, Guido Pacheco, agradeceu a todos os membros e colaboradores, terminando a sua intervenção com um ''Viva ao Senhor Santo Cristo dos Milagres''. Por sua vez, o Pe. Andrzej Chilmon, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, agradeceu também a presença da comunicação social, a qual tem vindo a divulgar estes grandes acontecimentos na Comunidade Portuguesa. Depois, a imagem do Senhor Santo Cristo recolheu à igreja, ao som do seu afamado hino.

Na parte da tarde, o conjunto ''Mexe-Mexe'' deu início à parte profana da festa com música para dançar. Deu-se continuidade ao programa do arraial com as actuações da Banda Lira de Brampton, do conjunto típico 'Searas de Portugal', Rancho Folclórico de Brampton e de diversos artistas comunitários. Entre estes, Helena Abrantes e sua filha Sandra, entrando depois em palco o seu irmão, António Oliveira, para cantarem uma desgarrada. O espectáculo contou ainda com a presença do ''Elvis Português'' Carlos Medeiros, e o homem ''show'' que muitos esperavam, Mário Marinho. O conjunto ''Mexe-Mexe'' fechou os festejos com música de baile.

Na segunda-feira, dia 13, pelas seis horas da tarde, teve início o cortejo de oferendas em volta do parque da igreja. Logo de seguida, foi celebrada uma Missa de Acção de Graças, após a qual houve arrematacões no salão de festas e arraial.

É de salientar que este ano compareceu a esta festa ainda mais gente do que nas edições anteriores. Durante três dias, a igreja esteve repleta de devotos, como o parque de diversões apenso à festa a ser também muito concorrido.

A Irmandade do Senhor Santo Cristo, liderada por Guido Pacheco, está de parabéns pelo sucesso alcançado, como também a equipa de cozinheiras, colaboradores e patrocinadores, os quais tornaram esta festa num evento grandioso em tão pouco tempo, ao convidarem milhares de pessoas a vir até Brampton para participar e manifestar a sua fé no Senhor Santo Cristo dos Milagres.

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

 

Voltar para Eventos Religiosos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007

gbc